Dever do marido e da esposa


Diante dos padrões modernos de relacionamentos às vezes nos deixamos levar pelo que é "normal" para o mundo e não nos damos conta do quanto estamos fora do que Deus por meio de sua palavra nos deixou para seguir e ter um casamento abençoado.

Eu não tenho experiência com casamento nem relacionamentos, sou uma moça solteira mas eu procuro aprender e observo muito os casais absorvo o máximo que posso para quando chegar minha fase de ser esposa ter uma noção e ser consciente do que é meu dever segundo a Bíblia Sagrada. Vejo que não é tão fácil e prático, mas com a ajuda de Deus tudo se torna prazeroso e possível. 

Esses dias estava pesquisando sobre o dever do esposo e da esposa dentro do relacionamento e achei interessante compartilhar algumas coisinhas com vocês. Peguem a Bíblia para acompanhar, tem bastante versículos e vai ajudar bastante na compreensão. Se quiserem anotar para guardar e refletir depois será bem útil.


Os Deveres do marido Cristão
Encontramos na literatura Paulina farto material. Pois seus escritos respondiam problemas pastorais que envolviam a comunidade e os casais convertidos ao cristianismo. A leitura de Efésio 5, 22-33 , apresenta uma espécie de Moral conjugal doméstica de Paulo aos cristãos da comunidade de Éfeso. Maridos e esposas têm seus deveres e direitos dentro de um relacionamento conjugal. Ser bem casado é uma bênção divina.
Que tipo de amor Deus pede aos maridos:
Paulo exorta ao marido amar a esposa (Ef 5,25-29; Cl 3,19),
“E vós maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. (Ef 5,25) Bíblia de Jerusalém.
Do mesmo modo que Cristo trata o homem, com amor misericordioso o marido deve tratar a sua esposa. Deus não quer que exista apenas a autoridade do marido para governar e dirigir a casa, mas pede ao marido à responsabilidade de amar. O amor do marido a esposa dever ser um:
-Amor incondicional (1 Jo 4,19) – amar primeiro;
-Amor voluntário (Gl 2,20) – se entrega para esposa ;
-Amor sacrifical (Jo 15,13) – dar a vida pela esposa.
Formas que demonstram o amor do marido:
- Cuida da vida espiritual dos dois: ora juntos (Mt 18,19
- Se preocupa com o lazer e descanso (Ct 7, 11-12)
-Trabalha para sustentar a família (1Ts 4, 11-12;  2Tes 3, 10-12
- Busca uma vida feliz (1Cor 7,33)
- Conhece as características da esposa (1Pe 3,7)
- Valoriza a esposa acima de todos (Mc 10,8)
- Elogia a esposa, (Pv 31,28-29

Os Deveres da esposa Cristã
Assim como o marido cristão tem deveres, encontramos na literatura paulina e na Bíblia muitas indicações que falam dos deveres das esposas. Vamos colocar em forma reduzida alguns aspectos: Temos como ponto de partida a leitura de Efésios 5,22-33
Uma esposa exemplar busca incessantemente:
-Respeitar o marido (Ef 5,33b). A esposa deve mostrar respeito pelo marido como líder na relação, assim como a Igreja respeita Jesus como seu líder (Ef 5,24).
- Ser igual ao esposo assim como Cristo é igual à Igreja (Gl 3,28; 1Pe 3,7), Ser igual não significa ser inferior ao homem, ou submissa ao homem ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido e a esposa são colaboradores de Deus e da obra de salvação.  A esposa deve falar do marido de forma respeitosa, principalmente diante dos filhos e de outras pessoas. Não como Abigail, que apesar de livrar a pele de seu esposo Nabal, falou de maneira desrespeitosa acerca dele (1Sm 25,25).
- Ser uma auxiliar do marido (Gn 2,18). Esta é a finalidade pela qual a mulher foi criada (1 Co 11,8-9). Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para a esposa. Ela deve estar ao lado (não é abaixo nem acima) do marido. Para que isso se torne uma realidade em nossa vida, é necessário que haja uma dose de desprendimento, carinho, renúncia e acima de tudo muito amor.
A mulher auxilia o marido:
a) No sentido afetivo: Se entrega ao marido com amor e inteireza de coração.
b) No sentido social: contribui para conservar a imagem do seu marido na sociedade.
c) No sentido profissional: dá ao marido o apoio para superar as crises de maneira positiva.
d) No sentido espiritual: ora junto com o marido e estimula a sua fé.
e) A mulher toma conta da casa (Tt 2,4-5; 1 Tm 5,14; Pv 14,1). Não é uma proibição ao trabalho feminino, mas uma indicação da sua responsabilidade quanto à boa ordem da casa. É ela que tem a responsabilidade de gerenciar sua casa (1 Tm 5,14-15). As esposas devem ser prudentes, sensatas, tendo como prioridade satisfazer as necessidades de sua família (Tt 2,5). A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar.
f) A esposa é responsável na educação dos filhos (1 Tm 2,15)


É um choque de realidade para nossa geração e eu entendo porque vai contra tudo que o mundo mostra. Mas eu tenho certeza que seguindo os princípios cristãos não tem como dar errado, não há espaço para o divórcio e Deus abençoa e guia em tudo. 

Espero que assim como eu, vocês tenham aprendido e refletido sobre esses pontos importantes. Se você acha que alguém precisa saber mais sobre esse assunto, manda o link desse post, quem sabe Deus faz uma obra e restaura algum casamento ou relacionamento que esteja passando por dificuldades. 

Fontes: aqui e aqui.

...........................................................................................................................................................


Fique por dentro das novidades do blog também nas redes sociais:



Fica com Deus!
<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Menina Modesta. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.